A sociedade da aprendizagem
e o desafio de converter informação em conhecimento
A sociedade atual passa por
diversas transformações, porém a transformação no campo da aprendizagem deve
ser concebida de conhecimento e compreensão, levando em conta que o ser quando
ensina está também em fase de aprendizagem. Se crermos que o mundo pode ser
transformado “é preciso investir no conhecimento e, seguramente, na
aprendizagem”.
A aprendizagem é um desafio
que está sendo superado principalmente pelos que possuem capacidades de
organizar a informação e convertê-la em conhecimento. Neste quadro se exige que
o professor domine áreas diferentes e capacidades de gestão metacognitiva do
conhecimento. Sendo:
·
Competências
para aquisição de informação;
·
Competências
para a interpretação da informação;
·
Competências
para a análise da informação;
·
Competências
para a compreensão da informação;
·
Competências
para a comunicação da informação.
A nossa clientela de alunos
apresenta um perfil que exige do professor novas capacidades, principalmente,
de aprender, de ser flexível e de tolerância.
Somente assumindo a postura
de aprendiz é que o docente relacionará o aprender e o conhecimento. Essa é a
postura do professor do século XXI, tornar-se aprendiz para converter
informação em conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário