segunda-feira, 27 de maio de 2013

O desafio de converter informação em conhecimento



A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
A sociedade atual passa por diversas transformações, porém a transformação no campo da aprendizagem deve ser concebida de conhecimento e compreensão, levando em conta que o ser quando ensina está também em fase de aprendizagem. Se crermos que o mundo pode ser transformado “é preciso investir no conhecimento e, seguramente, na aprendizagem”.
A aprendizagem é um desafio que está sendo superado principalmente pelos que possuem capacidades de organizar a informação e convertê-la em conhecimento. Neste quadro se exige que o professor domine áreas diferentes e capacidades de gestão metacognitiva do conhecimento. Sendo:
·         Competências para aquisição de informação;
·         Competências para a interpretação da informação;
·         Competências para a análise da informação;
·         Competências para a compreensão da informação;
·         Competências para a comunicação da informação.
A nossa clientela de alunos apresenta um perfil que exige do professor novas capacidades, principalmente, de aprender, de ser flexível e de tolerância.
Somente assumindo a postura de aprendiz é que o docente relacionará o aprender e o conhecimento. Essa é a postura do professor do século XXI, tornar-se aprendiz para converter informação em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário